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Combinando soluções online e offline: como obter resultados com uma estratégia omnichannel

capa combinando soluções online e offline

Com a quarentena e a imposição do distanciamento social, nossa vida ganhou uma faceta digital como nunca antes. Mas a retomada e o cansaço do isolamento trouxeram novos hábitos e, consequentemente, comportamentos de consumo. A reabertura das lojas trouxe uma convivência entre os ambientes digital e físico. Mais do que isso, soluções que aproveitam das vantagens de cada universo para oferecer maior comodidade para os consumidores começam a ganhar cada vez mais espaço. É o poder da omnicanalidade, estratégia que mescla ações on e offline.

Num contexto em que as pessoas buscam uma volta à normalidade — e alguma vivência na rua —, mas ainda prezam pela segurança do distanciamento social, uma estratégia de marketing omnichannel é a chave para engajar e alcançar resultados robustos. Selecionamos três treinamentos do Google Academy que mostram as vantagens da omnicanalidade, e como adaptá-la à sua marca ou empresa.

Neste treinamento, Samuel Moreschi, Gerente de Pesquisas & Insights, mostra quais são as novas demandas e desafios da retomada do varejo no contexto da pandemia. Uma das demandas do consumidor neste momento são os canais diretos, que tragam experiências sem toque e soluções em um clique. Nesse sentido, opções de “clique e retire” são cada vez mais populares, por permitir que o momento de pesquisa e escolha dos produtos seja feito com calma e segurança, dentro de casa.

O que deve acontecer, além desse crescimento e estabilidade do digital, é a convivência cada vez maior dos canais físicos e digitais

– Samuel Moreschi, Gerente de Pesquisas & Insights

Outras demandas deste momento são o resgate do inesperado — aquele prazer de encontrar algo que não estava buscando — e as experiências sensoriais que existiam nas lojas físicas e muitas vezes faltam nas experiências online. Para construir narrativas que resgatem essa sensação de descoberta, Moreschi recomenda a elaboração de canais imersivos, usando a tecnologia para misturar os universos on e off e criar um “terceiro lugar quase mágico”. Exemplos disso são ferramentas de realidade aumentada no e-commerce, que permitem “experimentar” produtos no rosto, e canais de experimentação que levam o produto ou serviço até a porta de casa.

Em sua apresentação sobre a jornada de compra no varejo alimentar, Antonella Weyler, Especialista de Insights para o Varejo, mostra como a omnicanalidade apresenta um “caminho do meio” capaz de conquistar um número mais abrangente de consumidores. Isso porque, mesmo para os consumidores que cruzaram a fronteira do digital durante a pandemia, o canal físico ainda é muito importante, como mostra o resultado de uma pesquisa do Google:

Combinando soluções online e offline: como obter resultados com uma estratégia omnichannel

Unir a conveniência das entregas em casa com o cuidado e o toque humano do ambiente físico é a solução para atender as demandas atuais do consumidor, que tem a segurança como nova prioridade. Seja online, seja offline, as pessoas querem preço, produto, prontidão e proteção.

Diante desse contexto, em que digital e físico são espaços importantes para o consumidor, investir não somente em soluções que combinem os dois ambientes, mas também no marketing omnichannel, é uma estratégia certeira. Uma plataforma que permite captar os clientes certos usando a omnicanalidade é o Waze, aplicativo que promove soluções de mobilidade para motoristas.

Com formatos de mídia nativos, o Waze leva o nome da sua marca ou empresa com anúncios de destination marketing. Ou seja, ele lembra o usuário que sua loja está próxima do caminho que ele está fazendo, incentivando uma visita segura pelo espaço físico. Essa estratégia ganha mais potencial num momento de retomada, onde as pessoas voltam a sair de casa, mas ainda prezam pela segurança, como mostram os dados compartilhados por Luiza Madeira, Líder de Insights & Estratégia do Waze Ads, no treinamento acima.

Combinando soluções online e offline: como obter resultados com uma estratégia omnichannel

Em contraste com o transporte público, o carro virou a opção de locomoção que oferece menos riscos em relação à COVID-19. Em consequência disso, drive-ins e drive-thrus se tornam cada vez mais comuns, promovendo experiências físicas mais seguras. Consolidar várias compras numa mesma saída também é hábito cada vez mais comum para evitar os riscos de contaminação. Por isso, colocar sua marca na rota dos motoristas é uma maneira eficiente de alcançar os consumidores — cada vez em maior número — que buscam a comodidade do online com a experiência sensorial do ambiente físico.

Fonte: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/jornada-do-consumidor/combinando-solucoes-online-e-offline-como-obter-resultados-com-uma-estrategia-omnichannel/

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